Cabeçalho 3.png

 

Clóvis Roberto Regis

_________________________________

 

A produção de veículos automotores cresceu 4,2% em janeiro, comparando-se com janeiro/2020, porém as vendas recuaram 9,4%

Produção Veículos

23/02/2021

Os números de produção e licenciamentos mensais de veículos automotores nacionais, no primeiro mês de cada ano, não conseguem refletir de forma precisa os comportamentos das curvas anuais desta atividade econômica. Entretanto, podem contribuir para auxiliar no entendimento do comportamento dos números de produção e vendas no primeiro trimestre de cada ano.

 

Trata-se de uma análise pertinente, pois historicamente o primeiro trimestre apresenta o menor PIB entre as quatro séries trimestrais divulgadas pelo IBGE.

 

Conforme os dados disponibilizados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2021), no mês de janeiro/2021 foram produzidos 199.707 veículos e licenciadas 154.986 unidades de fabricação nacional.

 

Em janeiro/2020 as fábricas produziram 191.731 veículos, sendo então licenciadas um total de 171.155 unidades de fabricação nacional.

Os melhores resultados obtidos pela indústria automotiva nos últimos 11 anos ocorreram em 2013 – considerando a produção de veículos automotores e os licenciamentos registrados nos meses de janeiro.

 

Em janeiro de 2013 foram produzidos 291.884 veículos automotores e licenciadas 311.453 unidades fabricadas em território brasileiro.

 

Ressalta-se que esses números consideram todas as categorias de veículos automotores nacionais 0km (veículos leves, caminhões e ônibus).

 

Produção e Licenciamento - Meses Janeiro

Fonte: ANFAVEA (2021).

 

Observando o gráfico, percebe-se o quanto que o mercado de veículos encolheu desde 2013. Passou de 311.453 unidades licenciadas em janeiro de 2013 para uma média mensal (meses de janeiro) de aproximadamente 154 Mil unidades nos últimos seis anos.

 

Ao se estratificar a tombo de 9,4% que ocorreu no número total de licenciamentos de veículos nacionais entre janeiro/2020 e janeiro/2021, constata-se que a queda nos licenciamentos de veículos leves novos foi de 9,7%. Os licenciamentos de caminhões 0km apresentaram redução de 2,5%. Já os ônibus novos tiveram uma redução de 31,6% no número de licenciamentos (ANFAVEA, 2021).

 

A expressiva taxa negativa apresentada nos licenciamentos dos ônibus, pode estar diretamente relacionada com as restrições de viagens ocasionadas pela pandemia de Covid-19.

 

Também é possível vislumbrar as tentativas da indústria em prever e atender as demandas futuras, sempre com um olhar atento para a lógica que envolve a relação ideal que deve existir entre o dimensionamento da capacidade produtiva com a necessidade de se evitar desperdícios.

 

 

Autor: Clóvis Roberto Regis – formado em Engenharia de Produção, com especializações em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento Regional.

 

ReferênciaANFAVEA. Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Estatísticas. São Paulo. 2021.

 

Análises e Arte Gráfica: Azemag Gestão e Análises de Dados.

 

Azemag - Análise de Dados

 

 

conte conosco

contato@azemag.com.br

Penha - SC