Cabeçalho 3.png

 

Clóvis Roberto Regis

_________________________________

 

Apenas três atividades econômicas concentram 50% dos empregos no Brasil

Emprego Formal

02/06/2021

A pesquisa PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que a atividade de Administração Pública, Defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais foi responsável pelo maior nível de ocupação no Brasil, considerando o período inicial de 2021.

 

O setor público, a atividade de Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas e a atividade da Indústria Geral responderam por aproximadamente 50% da força de trabalho ocupada no país.

 

A outra metade de força de trabalho ficou distribuída pelas sete grandes atividades restantes, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

 

Distribuição da Força de Trabalho

Fonte: IBGE (2021).

 

No primeiro trimestre deste ano, a única atividade que apresentou variação positiva no nível de ocupação, comparando-se com o mesmo período de 2020, foi a atividade de Agropecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura.

 

A atividade relacionada a Administração Pública, junto com a atividade que representa a Comunicação, Serviços Financeiros, Imobiliárias e Administrativas, não apresentaram variações significativas.

 

Todas as outras atividades apresentaram variação negativa no nível de ocupação, comparando-se o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período de 2021.

 

Esse movimento demonstrou o perfil da alta taxa de desocupação apresentada no início de 2021.

 

 

O autor desse texto é formado em Engenharia de Produção, com especializações em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento Regional.

 

Azemag - Análise de Dados

 

 

conte conosco

contato@azemag.com.br

Penha - SC