Cabeçalho 3.png

 

Clóvis Roberto Regis

_________________________________

 

O cenário do emprego para as mulheres no Brasil é sombrio

Desemprego Mulheres

15/06/2021

De acordo com o IBGE (2021) e considerando os grupos de pessoas segmentadas pelo gênero, contata-se que as mulheres fizeram parte do grupo mais afetado pela alta taxa de desocupação que ocorreu no início de 2021, alcançando 54,5% do total.

 

Essa taxa corresponderia a um número de mulheres desocupadas próximo de 8 Milhões no primeiro trimestre de 2021.

 

Considerando ainda que as mulheres eram minoria na força de trabalho brasileira no mesmo período analisado, representando 44% do total, percebe-se o quanto que as mesmas são impactadas negativamente no atual contexto do emprego.

 

Ao se observar os indicadores pelo ponto de vista da faixa etária, verifica-se que o grupo de pessoas com idades entre 25 e 39 anos foi o mais afetado pelo alta taxa de desemprego.

 

Uma análise superficial dos números, considerando o cenário nacional, indica que um dos caminhos a ser trilhado para minimizar os efeitos desta alta taxa de desocupação, seria desenvolver políticas públicas que estimulem a contratação da mão de obra feminina.

 

Estimular o empreendedorismo social também seria uma ação eficaz neste contexto.

 

 

O autor desse texto é formado em Engenharia de Produção, com especializações em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento Regional.

 

Azemag - Análise de Dados

 

 

conte conosco

contato@azemag.com.br

Penha - SC