Cabeçalho 3.png

 

Clóvis Roberto Regis

_________________________________

 

Regulamentação e burocracia travam o desenvolvimento brasileiro

Ambiente de Negócios.png

29/06/2021

A última pesquisa do Banco Mundial, sobre facilidades de se fazer negócios – Doing Business (2020), que monitora em 190 países o nível de facilidade existente para tornar mais dinâmico o ambiente de negócios, constatou que em 2020 o Brasil ocupou a desonrosa 124ª posição entre todos os países analisados.

 

Na América Latina, a posição ocupada pelo Brasil também não faz jus ao tamanho e importância da sua economia. Nessa abrangência territorial o Brasil ocupa a 17ª posição entre 32 nações avaliadas, sendo o México a nação melhor posicionada no ranking latino-americano.

 

Entre todos os itens analisados e que formam a nota geral, o Pagamento de Tributos destaca-se como sendo aquele que apresentou a pior avaliação no cenário nacional, ficando na 184ª posição no ranking mundial – comparando-se esse mesmo item entre os 190 países.

 

Já o item que apresentou a melhor avaliação foi a Execução de Contratos, ocupando a 58ª posição nesse mesmo contexto.

 

Em 2020, com a queda do PIB e a forte desvalorização cambial, o Brasil passou a ser a 12ª maior economia do planeta, perdendo três posições em relação ao ranking de 2019. Canadá, Coréia do Sul e Rússia passaram a frente.

 

Muito possivelmente haveria um salto substancial no PIB nacional, por intermédio da geração de emprego e renda, caso o ambiente de negócios fosse mais favorável.

 

 

O autor desse texto é formado em Engenharia de Produção, com especializações em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento Regional.

 

Azemag - Análise de Dados

 

 

conte conosco

contato@azemag.com.br

Penha - SC